terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sarau VW – Poesia em Movimento!

.

17/12 - quinta - 13h
Sarau VW – Poesia em Movimento!
.
A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promove um grande sarau poético, com a presença de vários poetas consagrados, na sede da Volkswagen, no dia 17 de dezembro, como parte integrante da II Semana Cultural Volkswagen.

Cada poeta declamará dois poemas alternadamente, enquanto dialoga com o público que, logo em seguida, também será convidado para recitar poemas de autoria própria ou releitura de escritores conhecidos. No final, o poeta Vlado Lima fará um pocket show lítero-musical.

Duração aproximada: 90 minutos.

Composição da mesa
Escritores: Frederico Barbosa e Marcelino Freire.
Mediador: Rui Mascarenhas.

Poetas convidados
Alex Dias
Carlos Galdino
Fernanda de Almeida Prado
Ivan Antunes
Paulo Almeida
Vlado Lima
.
Frederico Barbosa: Poeta e professor de literatura; é diretor executivo da Poiesis - Organização Social de Cultura, que administra a Casa das Rosas, o Museu da Língua Portuguesa, a Casa Guilherme de Almeida e os projetos São Paulo, um Estado e Leitores e PraLer - Prazeres da Leitura, em São Paulo. Formado em Letras pela USP, publicou os livros de poesia Rarefato (Iluminuras, 1990), Nada Feito Nada (Perspectiva, 1993), que ganhou o Prêmio Jabuti, Contracorrente (Iluminuras, 2000), Louco no Oco sem Beiras (Ateliê, 2001), Cantar de Amor entre os Escombros (Landy, 2002), Brasibraseiro (Landy, 2004), em parceria com Antonio Risério, pelo qual recebeu seu segundo Prêmio Jabuti, e A Consciência do Zero (Lamparina, 2004).

Marcelino Freire nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros, designada “Geração 90”. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti 2006) e “RASIF - Mar que Arrebenta”, ambos publicados pela Editora Record. Vários de seus contos foram adaptados para teatro e traduzidos para outros países. Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê Editorial). É o criador da Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne anualmente quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, no bairro paulistano de Vila Madalena. Mantém o blog eraOdito, apontado em recente pesquisa da revista “Bula”, como um dos 20 blogs mais influentes da rede.

Rui Mascarenhas (Salvador, 1962). Poeta, fotógrafo e agitador cultural; coordenador de eventos junto à Poiesis, onde trabalha em projetos de aproximação e incentivo à leitura, como Pontos de Poesia; PraLer no Centro; PraLer Ampliando Horizontes da Cidadania; Sarau São Paulo e Sarau do Metrô, em São Paulo. Autor do livro "MEIOHOMEM - Eternidade, meu canto que fica!" (2007). Em 2008, participou da I Bienal de Poesia Internacional de Brasília, tendo alguns de seus poemas publicados na antologia "Poemário", editada pela Biblioteca Nacional de Brasília (2008); “Santo Largo Treze” (2008, Dix Editorial – Annablume); Revista Áporo (2009) e “Revista Não Funciona” (2008). Escreve nos blogs: MEIOHOMEM e  Pontos de Poesia.

Alex Dias é ator, poeta e produtor cultural, natural de Campinas – SP, passou toda a sua infância no interior do estado de São Paulo; é Bacharel Ciências da Informação e Documentação e Bacharel em Biblioteconomia na USP-RP. Em dezembro de 2008 concluiu na cidade de São Paulo o curso profissionalizante ator pela INCENNA – Escola de Teatro TV e Cinema. Dedicado aos estudos literários e de poesia, obteve êxito em participações em concursos literários, tendo publicado alguns de seus poemas em coletâneas como o "Poetas de Gaveta" da USP, onde participou de quatro edições nos anos de 2003 a 2006. Em novembro de 2009 teve o poema “Minhas Raças” selecionado pelo XXV Premio Internacional de Poesia - NÓSSIDE, promovido pela UNESCO. Ministra oficinas nas áreas de literatura e especialmente sobre poesia e declamação. Participou como ator convidado e apresentador do projeto Tertúlia: encontros da Literatura – Autores, no SESC Ipiranga nos dias 12 e 19 de novembro de 2009, com os temas: Borges e as vertigens do paradoxo, pela pesquisadora Maria Esther Maciel. E, Inglês de Souza: o naturalismo amazônico, pelo escritor Márcio Souza.
.
Carlos Galdino: Nascido na cidade de São Paulo e criado no interior de Pernambuco, vivência que o influenciou em todos os aspectos na literatura, Galdino é poeta e produtor musical atuante na cena artística em todo o País. Participou de seis coletâneas de poesias já publicadas, entre elas: “Novos Poetas da Biblioteca Mário de Andrade”, “Notas Poéticas”, “versos versus versos”, (todas pela Meireles Editorial). O poeta ministra oficinas de cultura popular, literatura e cordel; é líder do “Candieiro Incendiário” (grupo lítero-musical que pesquisa, desenvolve e apresenta temáticas que envolve todo o teatro de cultura popular, utilizando o cordel, aboio, repente e percussão); e do coletivo “S.A.M.P.A - Serviço Ambulante de Música e Poesia Alternativa”, coletivo de performances poéticas que realiza eventos, edita zines, coletâneas e a revista “Subsolo” voltada para as artes e a cultura.

Fernanda Almeida Prado - É Psicóloga, Psicanalista formada pela UNESP e Produtora Cultural. A principal influência na sua formação literária é a de seu pai, Antônio Lázaro de Almeida Prado que é escritor, poeta, crítico literário e professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Durante um longo período de sua infância e juventude assistiu às varias produções das Noites de Música e Poesia da UNESP e Catequese Musical que foram produzidas por seu pai, e que marcaram a toda uma geração de jovens estudantes da UNESP e moradores de Assis e região. É responsável pela direção dos grupos de estudos: Poesia , filosofia e psicanálise e produtora de eventos de literatura e arte em vários espaços culturais da cidade de São Paulo, a exemplo do "Sarau Chama Poética" que acontece desde 2004 nos espaços culturais SESC Ipiranga, Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e no Museu da Língua Portuguesa. Realizou em junho de 2008, em Gênova, o primeiro “Sarau Chama Poética” internacional no Pallazzo Ducale e Casa América. O Sarau Chama Poética é o sarau lítero-musical mais conhecido e reconhecido pela crítica e público.

Ivan Antunes nasceu em São Paulo no ano de 1984 na região do Largo 13 de Maio, Santo Amaro, por lá já nasceu vendendo plano de saúde, posteriormente fazendo poesia. Aliena-se com a conclusão do curso de Letras (Português/ Lingüística) e com o Corinthians. Foi um dos idealizadores e organizadores do Sarauê! (Sarau da Faculdade de Letras/USP). Auxiliou na organização das edições da FLAP (Festa Literária Aberta ao Público). Tem textos publicados no livro do I Festival de Literatura da Faculdade de Letras - USP (Dix, 2006); Antologia Vacamarela (2007); II Festival de Letras da USP (Humanitas, 2008); Revista Áporo (2008/2009) e na Antologia Santo Largo 13 (Dix,2008). Coordenou o projeto "As 13 visões do Largo 13 de Maio" premiado pelo VAI em 2008, ex-funcionário público, ex-estagiário do Paço Cultural Júlio Guerra (Casa Amarela), atual coordenador de produção editorial da editora Annablume. Faz parte do conselho das coleções de literatura [e] editorial e Demônio Negro. Quer ainda retomar a tentativa de somar positivamente para a educação brasileira. É o ganhador do III Festival de Literatura da Faculdade de Letras – USP (2009). Vai ver que é a pedra no teu sapato, vai ver que é a corda do coração, enquanto tiver força pulsa.

Paulo Almeida é poeta e oficineiro, idealizador e um dos organizadores do Sarau do Querô, projeto premiado pela Secretaria de Estado da Cultura através do PAC 15 Festivais de Arte, em 2008 . Participou dos projetos Escola do Samba e Treze visões do Largo Treze, ambos selecionados pelo VAI, também em 2008, atuando como poeta e apresentador e contribuindo com oficinas de leitura, comunicação oral e verbal. Atualmente, através do projeto "Criança em Ação", desenvolvido pela subprefeitura do Butantan, atua como arte educador realizando oficinas com crianças e adolescentes no Educandário Dom Duarte .
.
Vlado Lima é compositor, poeta e agitador cultural. Tocou em botecos de 3ª do velho oeste e até num extinto inferninho da Avenida Pacaembu; foi demitido deste último, segundo as meninas da casa, porque “tocava” demais. Integrou o Colégio Brasileiro de Poetas de Mauá e fez parte de algumas coletâneas. Montou e liderou algumas bandas, entre elas a Amalgama, a Divina Decadência, Kanalhas Futebol Clube e os Tropeçalistas. Todas foram pro brejo. Tem dois livros inéditos de poesia, um deles, o Pop de Para-choque será editado, se não ocorrer pancadas de chuva durante o período, no começo do ano que vem. Participa como um dos compositores mais ativos do Clube Caiubi e produz o concorrido sarau Sopa de Letrinhas.
.
Serviço:
Sarau VW – Poesia Itinerante
Quinta-feira, 17/12, 13h.
.
Endereço
R. Volkswagen, 291 - Jabaquara - São Paulo
(próx. ao Metrô Conceição).
Tel.: (11) 3331-5549 / 9310-6374 (Cris).
.
Poiesis
Organização Social de Cultura

Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

SPEL
"São Paulo: Um Estado de Leitores"
Tel.: (11) 3331-5549 9225-2580

Um comentário:

  1. Sou,escritora amadora há 30 anos.Porém,comecei a correr atrás de uma oportunidade de divulgação agora,em 2010.Tenho,259 obras registradas,pela Fundação da Biblioteca Nacional de Direitos Autorais e reservados do Rio de Janeiro.Minhas obras,estão divididas em sete gêneros;tenho,apoio vindo da parte da Doutora Rosimeire França da USP;Dr.Ramos,da UNI ABC e,do meu prof.Fancisco,da Rede Pública de São Paulo.Bacharelado em Lêtras.Professor,esse que,me ajudou a concluir o ensino médio.Tenho,vários trabalhos,criados e,inspirados dentro do transporte da CPTM.Trabalhos,valiosos que levará o usuário a criar,refletir,evoluir seus conhecimentos,dentro do trem ou metrô,mesmo que seja no dia de grande lotação ou dias difíceis.Deixo,aqui meu email,para possível contato da parte de vós:maryannie,feitosa@gmail.com-cel:61895070.Obrigado,pelo espaço.

    ResponderExcluir