quinta-feira, 24 de setembro de 2009

QUINTA POÉTICA


24/09 - quinta - 19h
QUINTA POÉTICA
.
Poetas convidados:
Hamilton Faria (anfitrião), Eunice Arruda, Jorge Miguel Marinho, Ulisses Tavares e a jovem poeta Letícia Naveira.

Participação especial de Jorge Blandón.

Quinta Poética:Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas convidados e de um jovem poeta, que tem a oportunidade de apresentar seu trabalho.

Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.

Os Poetas:Hamilton Faria (anfitrião) é autor de seis livros de poesia, Diavirá (1977), Estações (1983), Cidades do Ser (1988), Encântaros (1995), Súbitos Encantos para São Pedra e Espanto (2000) e Haikuazes (2006) e participou de doze antologias no Brasil e no exterior. Considera que o poema deve ultrapassar o estado de livro. Assim, realiza, desde os anos 70, recitais e leituras poéticas, percorrendo centros culturais, universidades e eventos no Brasil e em vários outros países. Tem diversos textos e poemas traduzidos para o francês, o inglês e o espanhol. Em 2003, publicou, na Índia, o livro Re-enchanting the World com o poeta Pedro Garcia. Em 2006, recebeu, em Paris, o prêmio da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, pelos relevantes serviços prestados às Artes, Ciências, Letras e Cultura em geral. No mesmo ano foi convidado para a abertura cultural da Copa do Mundo, em Berlim. Em 2007, foi convidado pela revista Mar con Soroche e pela Embaixada Brasileira no Chile para lançar Haikuazes em Santigo (Chile) e participou de leituras poéticas em universidades e centros culturais. Realiza também Escutas Poéticas em todo o país. Recentemente publicou Arte e Cultura pelo reencantamento do mundo, livro de sua autoria com o poeta Pedro Garcia, o arte-educador Dan Baron e o artista plástico Bené Fonteles, edição Cadernos XXI- Polis/ Aliança.

Eunice Arruda é poeta, com treze livros publicados, entre eles: É tempo de noite, Mudança de lua, Há estações. Presença constante em antologias no Brasil e no exterior. Paralelo à criação de poemas, coordena oficinas regulares de poesia. Fez parte da diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE). Recebeu inúmeros prêmios, entre os quais: Pablo Neruda (Argentina), Mérito Cultural (Rio de Janeiro) e Mulheres do Mercado (São Paulo).

Jorge Miguel Marinho mora em São Paulo, é casado, avô, professor universitário de Literatura, roteirista, dramaturgo, ator, escritor e, sobretudo, leitor. Tem diversos livros publicados aqui e fora do Brasil, entre eles “Te dou a lua amanhã”, prêmio Jabuti, “Lis no peito – um livro que pede perdão”, prêmio Jabuti e “Na curva das emoções”, prêmio APCA. E tem muitos amigos, sua graça maior.

Ulisses Tavares é jornalista há 45 anos, criativo publicitário há 35 anos; marketeiro político há 20 anos; professor de criatividade há 19 anos; professor e palestrante de web marketing há 9 anos; professor de pós-graduação em web business há 7 anos; compositor letrista há 18 anos; dramaturgo e roteirista há 30 anos; editor de livros há 26 anos; escritor polígrafo há 40 anos; poeta desde que nasceu e bateu a cabeça no berço.

Letícia Naveira (jovem poeta) nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1988. É poeta, cantora, compositora, roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Escreveu e interpretou o curta-metragem “Alice”, patrocinado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Prepara seu primeiro CD, intitulado “Contínuo”.

Jorge Blandón (participação especial) é diretor teatral de Medelín (Colombia), autor e diretor teatral da Corporación Cultural Nuestra Gente. Animador da rede de teatro em comunidade na Colombia. Blandón apresenta espetáculo teatral na abertura do Congresso de Cultura Iberoamericana, realizado entre 30 de setembro a 2 de outubro.
.
Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi
Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
http://www.casadasrosas-sp.org.br/
.Próxima QUINTA POÉTICA:
29 de outubro de 2009, quinta-feira, às 19h,
na CASA DAS ROSAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário