terça-feira, 14 de abril de 2009

ZAP! O SLAM! da Poesia Paulistana.

...bem, eu fui no blog do Chacal, a Fabiana Motroni me direcionou, então scanniei esse texto intitulado de "BARTOLOMEU" que fala sobre o evento ZAP! que aconteceu no último dia 9 desse mês - mas uma novidade poética paulistana.

"Ontem dani me levou para ver um lance no núcleo bartolomeu de depoimentos, perto do sesc pompéia. É um lugar super hiper. Lembra um pouco o goma de uberlândia. É a sede do grupo de teatro dirigido pela estilista, escritora e atriz, cláudia schapira. o lance se chama “ZAP ! zona autônoma da palavra”. Tem o formato dos slams do bowery poetry club que vi e versei em nova york. Uma hora de cinema (“urgência nas ruas” doc de luaa gabanini sobre hip hop em sampa). Uma hora de microfone aberto (open mike) e uma hora de batalha de poesia (slam poetry). Uma batalha com as seguintes regras: poemas de autoria própria (falado ou lido) / sem figurinos, adereços ou música / no máximo 3 minutos. Cinco pessoas são escolhidas para júri na platéia e dão notas de 0 a 10. A Roberta, rapper e atriz do grupo, toca a batalha com muita firmeza e entusiasmo. Ela, Xuxu, sua magnífica partner de patins e todo grupo Bartolomeu, fazendo as honras da casa.

Fui me animando com o ambiente e me inscrevi com meu nome de ricardo. Na hora, falei o “cidade” mas saiu péssimo. Porque ricardo não é o poeta e sim seu produtor. Chacal colocou o cara numa roubada. Poucas horas antes, tinha nadado mil metros, coisa q não fazia a mais de dez anos. A respiração ficou ofegante, emocionada. Coisa de iniciante.

Mas a batalha seguiu e se viu a presença mais forte do rap e da poesia popular urbana. As duas mulheres que participaram (ana roxo e pilar), fazendo uma prosa poética, foram às finais com o poeta baiano ruy mascarenhas, dono de uma dicção absolutamente pessoal, com seu canto berrado. meus amigos caco pontes e berimba de jesus, foram ficando pelo caminho. No final o júri, composto de 4 mulheres e 1 homem, deu a vitória a Pilar. A menina ganhou um pacote de livros variados.

A vantagem desse esquema é que gera uma boa adrenalina. Os poemas, aplausos, vaias, notas do júri. 3 etapas de classificação com 3 poemas diversos, dá para avaliar a qualidade do poeta. O critério de escolha é a soma do poema com a interpretação. No fim, algumas reclamações contra o júri e às regras da batalha que ainda está sendo formatada (acho que quem fala o poema devia ganhar mais pontos que quem lê). Mas valeu a noite e perceber que a competição acende o gás da galera e um pouquinho de bovespa na placidez da poesia, não faz mal a ninguém. ZAP !!!!!!!!!!!!!!!!!!"


Confira na íntegra: http://chacalog.zip.net/


Saúde e Paz!!
RM

Nenhum comentário:

Postar um comentário