sexta-feira, 10 de abril de 2009

jornal ABCD MAIOR - Sarau do Povo de Diadema

.

10/04/2009
Sarau do Povo homenageia o dramaturgo Nelson Rodrigues
Por: Liora Mindrisz - liora@abcdmaior.com.br 

Evento cultural ocorre neste sábado (11/04), a partir das 17h, no Jardim Arco-Íris, em Diadema
.
Bar do Povo recebe a manifestação desde junho de 2007.
 Foto: Thales Stadler

Sobrevivendo apenas pela vontade e união dos artistas da Região, o Sarau do Povo de Diadema chega a mais uma edição neste sábado (11/04), a partir das 17h. O evento mensal tem como homenageado o dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues e conta com exibição de vídeo, apresentação teatral e musical e, claro, o recital que é o mote do sarau.

O idealizador do projeto José Luís de Freitas explica que o encontro promove diversas melhorias para a comunidade e região. "É um projeto que à princípio estimula a leitura, mas também estimula a autoestima, a identidade cultural, cria vínculo com a comunidade e faz o resgate da memória", disse. O Sarau do Povo começou em junho de 2007, em um empreendimento da família, o Bar do Povo, que fica na rua São Bento, 46, Jardim Arco-Íris.

O interesse por esse tipo de manifestação, onde os artistas têm liberdade de apresentar o que quiserem, surgiu após Freitas conhecer o Sarau do Cooperifa, no Capão Redondo, bairro de São Paulo. "Gostei muito do resultado que vi lá. O Capão é muito parecido com a periferia de Diadema: tem muita demanda cultural e o poder público não consegue suprir. Não porque não quer. Senti que existe uma grande necessidade de criar um evento para balançar as estruturas e lembrar que é preciso ler, se informar", justifica. "Diadema, apesar de ter vários problemas, acho que está melhor culturalmente do que o Capão, pois é menor. No bairro paulistano o problema social é muito grave, mas só reflete o problema de leitura no Brasil, que é terrível."

Apesar de no início não contar com o apoio dos pais, Freitas teve a confirmação de pronto. "No primeiro dia tinha jogo do Corinthians e Palmeiras e nós exibíamos no bar. Alguns pararam para ouvir as poesias. Então pensei: se até os fanáticos pararam de ver o jogo para ouvir poesia, a ideia tinha de dar certo", brincou. "Aos poucos foi crescendo, ganhamos reconhecimento dos escritores, dos artistas daqui e até de fora da Região e do Estado." Hoje, o Sarau do Povo tem 16 apoios indiretos que vão de divulgação até doação de livros.

O Sarau foi contemplado pelo "Pontos de Cultura", programa do Ministério da Cultura que dá incentivo a projetos. "Esta foi uma ótima ideia do Ministério, que percebeu que o problema não está nos grandes centros. Lá as pessoas são escolarizadas e tem acesso. Não acho que as classes C, D e E não queiram ler, eles simplesmente não podem comprar um livro e nem tem acesso à internet para ler de graça", explicou.

Programação
O tributo a Nelson Rodrigues contará com a exibição do filme "Vestido de Noiva". No recital, marcado para as 20h, se apresentam os escritores locais Hidelbrando Pafundi, Rui Mascarenhas, Carlos Galdino, Vanessa Molnar, Moreira de Acopiara, Marcelo Nocelli e outros poetas. Às 21h40, a Picnics Urbanos faz uma performance teatral e, em seguida, o poeta convidado Zéllus Machado faz um show musical.

Veja o link da matéria!
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=12627
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário