terça-feira, 31 de março de 2009

Site da Secretaria de Justica e da Defesa da Cidadania - PraLer no Centro

.
.
31/03/2009
Secretaria da Justiça realiza o projeto PraLer no Centro
por Patrícia Paz

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), realizou, nesta terça-feira, dia 31 de março, o Projeto "PraLer no Centro”. O evento reuniu 40 adolescentes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Enzo Antonio Silvestrin, no bairro Parada de Taipas, zona oeste de São Paulo. A iniciativa é resultado da parceria entre o programa Spel – São Paulo: Um estado de Leitores e a Organização Poiesis, com apoio da Secretaria da Cultura.
.
Coordenador do Projeto, Rui Mascarenhas,
conversa com jovens sobre os centros culturais visitados
.
O projeto visa aproximar os jovens da periferia dos importantes Centros Culturais. Para isso, o PraLer no Centro traz alunos da rede pública estadual e das mais diversas entidades de apoio à educação para uma visita às três sedes culturais: a Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca. Para o coordenador do projeto, Rui Mascarenhas, o objetivo das visitas é ampliar o conhecimento dos jovens paulistas e incentivar a leitura. “A visita de jovens a lugares como os de hoje vai proporcionar uma interação com essa cultura centralizada, para que eles possam levar alguma coisa daqui e tocarem suas vidas com mais essa experiência maravilhosa”.

Spel - São Paulo: Um Estado de Leitores

O Spel “São Paulo: Um Estado de Leitores” é um programa do governo estadual, criado em 2005, com o intuito de zerar o número de municípios sem bibliotecas. A diretora do Spel, Egle Amato, conta que a primeira etapa do programa foi realizada com sucesso, atendendo a 84 municípios. “Através de parcerias com a iniciativa privada, o Spel cobriu a defasagem e, com o passar do tempo, passamos a revitalizar bibliotecas e contribuir para a formação de profissionais com cursos de capacitação, estímulo à Prefeitura com premiações dos melhores administradores envolvidos no trabalho de divulgação e incentivo à leitura”.

Projeto PraLer

Segundo Amato, o PraLer nasceu da necessidade de as pessoas terem a leitura como um hábito prazeroso e não obrigatório. Em outubro de 2008, o projeto foi criado em três vertentes: PraLer “Ampliando Horizontes da Cidadania”, PraLer no Centro e PraLer no Parque.

Para a parceria com o CIC, a diretora explica que duas vertentes foram aplicadas, as oficinas de produção de texto e blog e as visitas ao centro. “No Ampliando Horizontes levamos a formação para os jovens da periferia. Por outro lado, percebemos que eles não conhecem os aparelhos do Estado que têm atividades gratuitas, então, no PraLer no Centro, trazemos esses jovens para conhecer a cidade onde moram e a cultura a que fazem parte”.

O PraLer no Centro vai passar por todos os postos fixos do CIC e o próximo a receber o projeto será o de Guarulhos, no dia 28 de abril.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa a proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por meio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Acompanhe o link:
http://www.justica.sp.gov.br/Noticia.asp?Noticia=3888
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário