domingo, 1 de agosto de 2010

O segundo Mapa da Poesia paulistana.

.
Capa do segundo Mapa da Poesia lançado em janeiro de 2010.

Neste blog procuro compartilhar um acontecimento autêntico que se destacou no universo literário brasileiro: os Saraus de Poesia em São Paulo. Encontros que reúne - todos os dias - centenas de pessoas em torno dessa que é a mais pura expressão poética popular. Eles se espalham pela Grande São Paulo e avançam em direção ao interior.

O segundo Mapa da Poesia, lançado 4 meses após o primeiro...

Em meados de 2008/09, circulando pelos saraus que explodiam por toda cidade, surgiu a idéia de produzir o primeiro mapa da poesia de São Paulo - o mapa dos Pontos de Poesia, fruto simples da vontade de conhecer, participar e promover a poesia dos mais diferentes lugares, estimulando a circulação de um maior número de poetas, autores, livros e produtores em favor da literatura. A inspiração veio do Mapa das Artes de São Paulo, que disponibilizava o endereço e os contatos das grandes galerias de arte da cidade.

A seguir, logo abaixo, descendo o cursor, os contatos onde acontecem os Saraus literários; e mais, algumas notícias nos principais meios de comunicação do período. Todos atentos e participando da cena que se instaurava.

Hoje ainda crescem e se espalham. Acompanhe a sequência de apresentações, originalidades estéticas e diversidades temáticas que compõem essa colorida manta que nos diverte e aquece com seus diferentes atributos: cada qual buscando encontrar suas próprias raizes, suas univocidades, firmeza e postura na afirmação de um atitude distintiva que favorece e amplia horizontes literários - lúdicos e/ou religiosos - manifestadamente próximo e oposto a qualquer outro anterior, elo no qual se desdobra.

... endereçava 60 Pontos de Poesia espalhados em São Paulo.

Diversidade: circule e conheça! - A ausência de um local específico, referencial (pois são inúmeras as fontes), de um autor copiado, de um estilo consagrado - ocupa lugar primordial na presença diversa da massa discursiva que se apresenta para compor a unidade dispersiva e reflexiva desse universo literário.

Seja um Poeta circulante efetivo disposto ao grande alimento que nos proporciona a substanciosa sopa da vida - participando do suprimento estético ou reflexivo, das tristezas e  alegrias - dando sua significativa contribuição na formação do todo. 

Seja inesgotável, o significante fundamental que resume a própria natureza desses encontros, exercitando toda a sua interioridade na exteriorização desdobrada do outro que se apresenta. Aprender a ouvir se torna o aprendizado que nos afasta da morte - recitar: o heróico parentesco com os imortais.

...e lá vou eu!

Espaço aberto sem fronteiras - Siga os diversos roteiros, entre em contato, confirme a programação e transite como um belo texto iluminado que escapa livre - despistando signos, na mais particular composição com o todo.
.
...deixe seu comentário aqui e ali.

Saúdo a todos!
.

Um comentário:

  1. Olá Rui, é a Danita da USP. Conforme falamos no sábado, o espaço que temos na Vila Madalena chama-se B_ECO. Começamos este ano, com muito ânimo e conteúdo. Em Agosto lançaremos um livro. Legal seu Blog, parabéns.

    ResponderExcluir