quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Diário de S.Paulo - Zona Norte e Guarulhos integram o Mapa da Poesia

.

26/11/2009
Democratização da leitura
Zona Norte e Guarulhos integram mapeamento de saraus de poesia da Grande São Paulo

Quem diria que a São Paulo de hoje é casa de poetas, escritores e amantes das letras? E que eles se reúnem periodicamente nos quatro cantos da cidade para apreciar e discutir literatura? Certamente uma surpresa para os moradores da Pauliceia, o fato também chamou a atenção do encarregado em mapear os saraus da cidade: o poeta Rui Mascarenhas. “É uma necessidade lúdica, sócio-cultural, que procura resgatar, entender e restabelecer a identidade dos seus participantes”, diz, revelando que é grande a proliferação de saraus pela periferia. “Eles reagem (os participantes) contra o sufoco, a intimidação da globalização, enquanto pedem voz e reconhecimento próprios”, afirma.

A iniciativa do mapeamento veio da Poiesis – Organização Social de Cultura (que administra a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida, o Museu da Língua Portuguesa e o programa São Paulo: Um Estado de Leitores). Batizado de Pontos de Poesia, o projeto teve início em fevereiro deste ano e, já naquele mês, catalogou 28 endereços de saraus. Além de mapear os endereços onde acontecem os encontros literários, a ideia é traçar o perfil dos frequentadores, detectando de que classe social vêm, qual o grau de escolaridade e as expectativas. Assim, fica mais fácil desenhar projetos culturais de estímulo à leitura.

Em geral, os saraus são frequentados por aficionados por poesia que moram na região onde ocorrem os encontros – ou que têm alguma ligação artística com os organizadores. Aos interessados em frequentar reuniões do tipo na Zona Norte da cidade, Mascarenhas destaca o Sarau Camarilha, que acontece uma vez por mês no Espaço Cultural Oficina, na Rua Alfredo Pujol, 381, promovido pelo poeta e escritor Marcelo Nocelli, autor do livro O Corifeu Assassino. Há também bons saraus em Guarulhos, com destaque para o Sarau Cultural Educafro, que acontece na sede do Centro de Integração a Cidadania, coordenado por Tatiana Luz, que fica na Estrada do Capão Bonito, 53.
.
Em Santana, a Camarilha
.
O escritor Marcelo Nocelli, que promove o Sarau da Camarilha, em Santana, faz poesia até na hora de apresentar seu espaço. Confira: No dicionário…

Sarau: s.m. (galego serão)
1. Reunião festiva, à noite, para dançar, ouvir música e conversar.

2. Reunião noturna, de finalidade literária. Camarilha: s.f. (espanhol camarilla). Pej. Conjunto das pessoas que cercam o chefe de Estado e com ele convivem intimamente, influindo indiretamente em suas decisões.

Em Santana, no Sarau da Camarilha

Uma reunião festiva de finalidade literária com um grupo de pessoas que convivem intimamente, influindo diretamente nos textos, nas músicas, sem qualquer chefe de Estado. O único estado é o de alegria, de felicidade e da importância de nossas apresentações, seja para um público de 80 ou de 8 pessoas. É onde podemos fazer da vida o que nós somos e do que nós somos (juntos) fazer a vida. O Sarau da Camarilha é um violão desafinado ou afinado, é uma poesia concreta ou abstrata, uma voz cantada ou surgida do nada em um pulo de susto, feito um grito. É uma poesia bem feita, dita obra-prima; com ritmo, métrica e rima. Mas também é o poema da menina apaixonada, da professora, do garçom, do aposentado, do escritor, da atriz, do menino sem se preocupar com forma ou pudor. Seja pobre ou seja rico, famoso ou ansioso, o palco é livre, é aberto, o espaço é o mesmo, porque aqui não se defende causa, não se reivindica nada, não se prega nada além da arte, do respeito e da amizade. A porta da nossa casa está aberta e os autores locais recebem os convidados não só com admiração, mas com o mesmo prazer e honra com que mostram seus escritos a eles. O Sarau da Camarilha é a liberdade; de criar, mostrar, apresentar e escutar. O intuito é abraçar um amigo, trocar boas idéias, inventar e contar histórias, sentir a poesia, sentir-se poesia. Somos um comboio da arte pelo encontro da vida e das belas possibilidades que nos dá o fato de sermos demasiadamente humanos.

Serviço
Sarau Cultural do Educafro
Estrada do Capão Bonito, 53, Guarulhos
Quando: mensal – último sábado do mês, 19h
Contato:
thaty775@yahoo.com.br
tatiluz@correios.com.br

Sarau Povo Brasileiro
Rua Ari da Rocha Miranda, 36, Jova Rural
Quando: mensal – último sábado do mês, 17h
Contato:
projetopovobrasileiro@hotmail.com
http://www.projetopovobr.blogspot.com/

Sarau da Camarilha
Espaço Cultural Oficina
Rua Alfredo Pujoll, 381, próximo à estação Santana do Metrô
Quando: mensal – segundo sábado do mês, 20h
Contato:
http://www.mnocelli.blog.uol.com.br/
http://www.espacoculturaloficina.com.br/

Visite os sites abaixo para conhecer mais os trabalhos desenvolvidos pelos principais saraus da cidade:

Maloqueiristas – http://poesiamaloqueirista.blogspot.com/
Rascunhos Poéticos – http://rascunhospoeticos.blogspot.com/
Cooperifa – http://colecionadordepedras.blogspot.com/
Povo – http://saraudopovo.blogspot.com/
Elo da Corrente – http://elo-da-corrente.blogspot.com/
Politeama – http://politeamasarau.blogspot.com/
Poesia na Brasa – http://brasasarau.blogspot.com/
Griots – http://projetogriots.blogspot.com/
Assesa – http://assesaescritores.blogspot.com/
Querô – http://saraudoquero.blogspot.com/
Cidade Poesia – http://cidadepoesia.blogspot.com/
Bar do Zé – http://espacoculturaldoze.blogspot.com/
Sopa de Letrinhas – http://www.villaggio.com.br/Home.php
Meiohomem – http://www.meiohomem.blogspot.com/
Pontos de Poesia – http://www.pontosdepoesia.blogspot.com/
Poiesis – http://www.poiesis.org.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário