terça-feira, 27 de outubro de 2009

Premiação do 19º Varal de Poesias da Fecilcam


Homenagem a Manoel de Barros

13/10/2009 - por Ivan Antunes
"Poesias classificadas são declamadas e seus autores premiados

O 19º Varal de Poesias da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), aconteceu ontem, 08 de outubro, premiando os autores das poesias classificadas, além da composição escolhida pelo voto popular.

No total, 20 poesias foram interpretadas no decorrer do evento, que contou também com a apresentação musical do grupo de Paranavaí, Beco de Gato. Na ocasião a professora Elisabeth Labes, organizadora do evento, destacou a importância da poesia, desejando que expressão poética, travestida em palavras, gestos, emocionasse o público.

Para o diretor da Fecilcam, Antonio Carlos Aleixo, eventos desta natureza, destinados à sociedade, são fundamentais para a formação das pessoas. “A arte não é adversária, não é alheia à ciência”, salientou.

A poesia que mais recebeu votos do públicos, das composições que ficaram expostas no pátio da Fecilcam, foi ‘A Enchente’ de Andréia Cristina Pacheco, com 35 votos. Das três melhores produções escritas, categoria composição, ganharam ‘Sei não viu!’ de Dierly Fernando de Freitas, conquistando o 1º lugar; ‘Mecânico de Verso’ de Ivan de Azevedo Antunes Correa, com o 2º lugar e ‘Quebra de Protocolo’, de Mauro Lúcio Alves da Silva, 3º lugar.

Na categoria interpretação se destacaram ‘Cardiograma’ de Marcos de Oliveira, no 1º lugar; ‘Ao Trovador Romântico’ de Jéferson Voss dos Santos, 2º lugar e ‘Fato, farto e enfarto’ de Luiz Carlos dos Santos da Silva, em 3º lugar.

Os textos premiados são, além de estudantes e professores, da comunidade em geral, havendo ganhadores de outras cidades e estados. Os poemas serão incluídos na publicação da antologia do Varal de Poesias da Fecilcam. ‘A poesia não é para comunicar, mas sim para comungar’, Manoel de Barros.

Neste ano, o autor homenageado do Varal de Poesias foi Manoel de Barros, poeta, referência na área. Sobre o homenageado a professora Elisabeth enfatiza sua atuação. “Ele ainda é muito pouco estudado na academia, é vivo, ainda produz. E emociona por ver poesias nas pequenas coisas”, ressalta. Além do autor, a professora Hilda Sanches, do Departamento de Letras da Fecilcam, foi homenageada, devido ao seu envolvimento com o Varal, mesmo após sua aposentadoria. Hilda, desde o primeiro Varal, 1987, assumiu o compromisso em realizar o Varal de Poesias, juntamente com os demais professores.

Mais de 2 mil poesias já forma inscritas no concurso, o evento é promovido com o intuito de incentivar atividades artíticos-culturais e estimular e valoriza a produção literária no gênero poesia, como meio de expressão.

http://www.fecilcam.br/index.php?option=com_content&task=view&id=536&Itemid=1 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário