terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tribuna de Santos - Fotos, músicas e poesias resgatam cultura caiçara

.
Click para ampliar!

A Tribuna - Segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Sarau. Evento, na Pinacoteca Benedicto Calixto, promove reflexão cultural

Fotos, músicas e poesias resgatam cultura caiçara
Por Suzana Fonseca

Uma tarde para celebrar a cultura caiçara e promover a reflexão sobre a importância da identidade cultural. Esse foi o objetivo do 3º Sarau Caiçara, realizado ontem na pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, e que contou com a presença de dezenas de pessoas. Durante o evento, houve apresentação de texto e de música e performance teatral, além de exposição de fotografias.

O sarau chamou a atenção do escritor baiano Rui Mascarenhas, que faz parte da Poiesis – Organização Social de Cultura, responsável pelo projeto Pontos de Poesia. “Vamos incluir a Pinacoteca de Santos no próximo catálogo”, afirmou Mascarenhas, feliz com o que presenciara durante o evento santista.

O projeto Pontos de Poesia é uma espécie de mapa que mostra os locais em que a poesia é “celebrada e discutida”. Atualmente, há 32 locais cadastrados na Capital e Grande São Paulo. Mas esse número deverá passar dos 50 depois de atualizados, segundo o Mascarenhas. “Precisamos ver o que acontece em Santos, São Vicente, Guarujá... Ir resgatando a reflexão em torno da poesia e da literatura”, destacou o escritor baiano. “Esse sarau é maravilhoso. E isso pega. Mas tem que dar continuidade”.

Na avaliação de Mascarenhas, as pessoas não são mais “passivas do entretenimento”. “Hoje em dia, todo mundo cria no seu computador, seu perfil, seu blog, sua comunidade. Elas vão, para um evento, prontas para se apresentarem, para serem protagonistas”.

O forográfo Adilson Felix, que voltou para Santos em 2008, depois de ter passado 19 anos em paris, estava expondo seu trabalho no sarau. “É preciso resgatar a cultura caiçara, darmos uma identidade para nossas crianças”, destacou.

http://www.atribuna.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário