quarta-feira, 29 de julho de 2009

Eventos da Casa Guilherme de Almeida

Começam neste sábado, dia 1 de agosto, as atividades para o segundo semestre da Casa Guilherme de Almeida, realizadas na Casa das Rosas. Confira as duas séries gratuitas que abrem o programa.

Curso Série especial:
"Fundamentos de arte e tradução poéticas – Módulo 1" POESIA: RITMO E MÉTRICA
Por Marcelo Tápia
Sábados: 1 e 15 de agosto, das 10h às 13h.
O curso, desenvolvido de modo intensivo em duas aulas com três horas de duração, tem por objetivo apresentar noções básicas de ritmo e métrica em poesia. Destinado a quem busca obter domínio técnico da versificação, visando à criação e à tradução de poemas, o breve programa abordará os sistemas de metrificação a partir de sílabas poéticas e a partir de pés métricos, valendo-se de exemplos colhidos em diferentes períodos da história da poesia, da antiguidade à contemporaneidade.

Palestra Ciclo "A obra de Guilherme de Almeida"
Dois Clássicos do Cinema Comentados Por Guilherme de Almeida
Por Donny Correia
Sábados: 1 e 15 de agosto, das 14 às 16h.
Em duas palestras inspiradas por crônicas de Guilherme de Almeida publicadas em sua coluna “Cinematographos” (no jornal O Estado de S. Paulo), serão exibidos e comentados os filmes São Paulo – a symphonia da metrópole, de Rodolpho Lustig e Adalberto Kemeny, e Fausto, de F. W. Murnau. Com base nos comentários do poeta na ocasião dos lançamentos desses filmes, as palestras percorrerão o legado histórico e artístico que tais produções suscitaram ao longo das décadas seguintes, e observarão de que maneira tornaram-se obras de referência nos cânones cinematográficos.

E a partir de 6 de agosto, iniciam-se os cursos regulares do Centro de Estudos de Tradução Literária do Museu Casa Guilherme de Almeida, também no espaço da Casa das Rosas. Veja detalhes em http://www.casadasrosas-sp.org.br/.

CASA DAS ROSAS
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
AV. Paulista, 37
Tel: 11 3285-6986 / 11 3288-9447

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá,187 – São Paulo, SP
(11) 3673-1883 / 3672-1391
Poiesis - Organização social de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário