segunda-feira, 1 de junho de 2009

Site do Memorial - I Encontro com a Poesia Urbana

.

São Paulo, 1 de junho de 2009.
I Encontro com a poesia urbana: saraus literários da periferia para o centro' reúne poetas e escritores no Memorial, dia 4 de junho, entrada é franca

Sarau. [Do gal. serao] S.m. 1. Festa noturna, em casa particular, clube ou teatro. 2. Concerto musical noturno. 3. Festa literária noturna, especialmente em casas particulares. [Sin. ger.: serão] (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. Curitiba, Positivo, 2008.)


A Biblioteca Latino-Americana do Memorial recebe, no dia 4 de junho, quinta-feira, o I Encontro com a Poesia Urbana: Saraus Literários – Da Periferia ao Centro. O evento acontece das 19h30 às 22h e tem entrada franca.

Os saraus eram apresentados antigamente para nobres e reis. Tornou-se um evento bastante comum no século XIX e vem sendo redescoberto atualmente, sob várias modalidades: há o sarau filosófico, o sarau fraterno, o sarau para todos... Porém, o que nos interessa mesmo não é um sarau específico, mas a reunião de todos os saraus.

O principal objetivo desse I Encontro com a Poesia Urbana: Saraus Literários – Da Periferia ao Centro é conhecer a produção de saraus organizados em vários pontos da cidade de São Paulo e discutir a importância da manifestação dos artistas da periferia, mostrando que ela tem voz e que essa voz também é poética. Para reconhecê-la como uma autêntica manifestação literária nacional, é preciso não apenas ir à periferia, mas também trazer a periferia para o centro.


Um grande poeta, que não deixou esta manifestação cultural periférica passar despercebida foi Frederico Barbosa que, segundo o jornal Gazeta Mercantil (13/03/09), “decidiu mapear os saraus poéticos na Grande São Paulo”. Frederico Barbosa não imaginava a quantidade de saraus que encontraria pela frente. Foram tantos que ele criou o projeto Pontos de Poesia. A idéia é cadastrar os saraus e conhecer o perfil daqueles que os freqüentam e multiplicar o estímulo à leitura. É autor de Rarefato (1990), Nada Feito Nada (1993, laureado com o Prêmio Jabuti), Louco no Oco sem Beiras - Anatomia da Depressão (2001), Cantar de amor entre os escombros (2002), Brasibraseiro (2004, novamente laureado com o Prêmio Jabuti), entre outros.


Outra voz de suma importância nesse universo é a do poeta Sérgio Vaz, autor do livro Cooperifa, antropofagia periférica, em que apresenta histórias desse movimento cultural que reúne até 500 pessoas da periferia de São Paulo para discutir um único assunto: poesia. Heloísa Buarque de Holanda, curadora da coleção Tramas Urbanas, afirma sobre esse movimento: “a Cooperifa é um dos fenômenos culturais mais importantes desses anos 2000. Achamos importante registrar como surgiram esses encontros, de onde vem esse poeta revolucionário – que em pleno século XXI refaz não apenas o caminho antropofágico da poesia modernista e sua Semana de Arte Moderna, mas, sobretudo, recria agora, dono de sua voz, o grande quilombo da poesia paulista.”

O programa conta ainda com a presença de dois outros poetas: Antonio Vicente Seraphim Pietroforte e Sacolinha. Pietroforte é doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo e professor no Departamento de Lingüística dessa instituição, é autor de vários livros acadêmicos, entre eles: Semiótica visual - os percursos do olhar (2004), Análise do texto visual - a construção da imagem (2007) e Tópicos de semiótica - modelos teóricos e aplicações (2008). É também um representante da Literatura Brasileira Contemporânea, com obras como Amsterdã SM (romance, 2007), O retrato do artista enquanto foge (poesia, 2007), Papéis convulsos (contos, 2008) e Palavra quase muro (poesia, 2008).


Sacolinha, autor do blog www.sacolagraduado.blogspot.com, é autor do romance Graduado em Marginalidade (2005) e do livro de contos 85 Letras e um Disparo (2007). Formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, trabalha atualmente como coordenador literário da Prefeitura de Suzano e administra o Centro Cultural Boa Vista.

A mediação será do produtor e poeta Rui Mascarenhas (também coordenador do projeto Pontos de Poesia). Além de poeta, Mascarenhas é fotógrafo e agitador cultural; autor do livro MEIOHOMEM, escreve no blog www.pontosdepoesia.blogspot.com, tendo participado recentemente da I Bienal de Poesia Internacional de Brasília; atualmente finaliza seu segundo livro Todos Um Pouco Louco!
.

Coordenação Acadêmica
Maurício Silva
Murilo Jardelino
Rita Couto
Com a participação dos poetas:
Frederico Barbosa
Sergio Vaz
Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
Sacolinha
Rui Mascarenhas

Serviço:
I Encontro com a Poesia Urbana:
Saraus Literários – Da Periferia ao Centro
Dia 4 de junho de 2009, das 19h30 às 22h
Memorial da América Latina - Biblioteca Latino-Americana
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Tel. 3823-4780

Fotos: Eduardo Rascov

Veja o link da matéria aqui!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário