sexta-feira, 8 de maio de 2009

Programação Poética Casa das Rosas - Maio


POESIA E... TEATRO
Com Helder Mariani e Paula Chagas

Debate sobre as fronteiras entre teatro e literatura, desenvolvendo-se um espaço onde o encontro entre as duas artes seja criativo e possibilite o diálogo entre artistas de mídias distintas.

07/05, quinta, 20h
Bate-papo com Helder Mariani e Paula Chagas

08/05, sexta, 19h30
Oficina com Paula Chagas

09/05, sábado, 20 h
Apresentação Poeta em Cena

15/05, sexta, 12h30
Resultado da Oficina de Poesia e Teatro ministrada por Paula Chagas.

POESIA E... CINEMA
Com Donny Correia e Francisco Conte

Técnicas de montagem, imagens e textos poéticos, temáticas influenciadas por obras poéticas; o diálogo entre a poesia e o cinema se torna cada vez mais rico, à medida que aumenta a quantidade de teses e debates sobre o tema.
08/05, sexta, 20h
Bate-papo com Donny Correia e Francisco Conte

09/05, sábado, 17h:30
Apresentação exibição do filme "A idade do ouro" de Luis Buñuel, com comentários de Donny Correia.

POESIA E... CIBERCULTURA
A poesia em tempos de internet Com Edson Cruz e Daniel Seda

Os caminhos e recursos do fazer poético em época de simulação, de novas relações com o saber e a emergência de novas formas estéticas e tecnológicas. A moeda da poesia, quanto vale? O mundo e a cibercultura precisam da poesia?

14/05, quinta, 20h
Bate-papo com Edson Cruz e Daniel Seda

15/05, sexta, 19h30
Oficina com Edson Cruz

16/05, sábado, 20h
Apresentação com Daniel Seda

POESIA E... DANÇA
Com Frederico Barbosa, Cassia Navas e Cia. Micrantos

“A dança? Não é movimento, / súbito gesto musical / É concentração, num momento, / da humana graça natural./ No solo não, no éter / pairamos, nele amaríamos ficar. A dança - não vento nos ramos: / seiva, força, perene estar. / Um estar entre céu e chão, / novo domínio conquistado, / onde busque nossa paixão / libertar-se por todo lado... / Onde a alma possa descrever / suas mais divinas parábolas / sem fugir à forma do ser, / por sobre o mistério das fábulas.”
.
15/05, sexta, 20h
Carlos Drummond de Andrade: Bate-papo com Frederico Barbosa e Cassia Navas

16/05, sábado, 18h
Oficina com Micrantos
17/05, domingo, 17h
Apresentação Micrantos

POESIA E... MÚSICA
Com Jardel Caetano e Madan

Existe poesia sem música? Rima, melodia, cadência, enfim, sonoridade, mesmo quando não elevada ao primeiro plano, sempre estará presente na poesia. Então, de que maneira um músico pode adaptar um texto poético à sua música?

21/05, quinta, 20h
Bate-papo com Jardel Caetano e Madan

22/05, sexta-feira, das 19h30
Apresentação com Madan

23/05, sábado, 20h
Apresentação com Jardel Caetano

Poemas de Fernando Pessoa musicados por Jardel Caetano no cd Cancioneiro. Ijexá, afoxé, acalanto, quadrilha, xote e canções estão entre os ritmos escolhidos. O cd conta com as interpretações ilustres de Antônio Nóbrega, Carmina Juarez, Cassia Maria, Consuelo de Paula, Fortuna, José Dalci, Mateus Sartori, Sandra Brasil e Tiago Pinheiro. Show Madan: o compositor, cantor e violonista paulistano Madan - ao violão aço e voz – mostra composições de seus quatro cd´s lançados. No repertório, parcerias com Arnaldo Antunes, Augusto e Haroldo de Campos e Adélia Prado, entre outros. Madan apresentará também versões acústicas de seu novo cd.

POESIA E... FOTOGRAFIA
Com Cristiano Mascaro, Titouan Lamazou e Virna Teixeira

O processo de escrever poesia muitas vezes começa com o olhar: uma cena, uma imagem ou situação vista que capta a atenção do poeta. Este ponto de partida visual deflagra uma série de associações complexas e uma condensação de idéias que culminam com a escrita. O propósito é compreender a expressão de imagens fotográficas e analisar e treinar a construção do poema a partir da observação destas imagens.

22/05, sexta, 20h
Bate-papo com Cristiano Mascaro, Titouan Lamazou e Virna Teixeira

23/05, sábado, 17h30
Oficina com Virna Teixeira

24/05, domingo, 17h
Recital com resultado da produção da oficina

POESIA E... VISUALIDADE
Com Omar Khouri e Renato Gonda

Muito embora seja a "arte do verbal", por excelência, a poesia sempre esteve aberta à participação de outros códigos, com maior ou menor peso. A visualidade - evocada pelas palavras ou expressa graficamente - marca presença, desde a Antiguidade, no território da poesia, e chega com grande vigor à contemporaneidade, tornando-se um elemento indispensável: dos poemas propriamente intersemióticos ao arranjo da peça no branco da página.

28/05, quinta, 20h
Bate-papo com Omar Khouri e Renato Gonda

29/05, sexta, 19h30
Oficina com Renato Gonda

30/05, sábado, 18h
Apresentação / exposição com produção dos alunos

POESIA E... MODA
Com Gabriel Pedrosa e Greta Benitez

Voltado aos jovens e costureiros do bairro do bom retiro, o projeto - Roupoética: a roupa como experiência concreta - consistiu na realização de uma sequência de oficinas que reuniram experimentalmente os trabalhos de concepção e produção material de vestuário. partindo tanto da experiência prática adquirida nas oficinas de costura do bairro quanto da poesia concreta de suas esquinas (“poesia publicidade” do cotidiano, da visualidade urbana), foi desenvolvida a idéia da roupoética, em que, pelas características de forma, cor, materiais etc., foi enfatizada a noção da roupa como um meio de expressão e comunicação.

29/05, sexta, 20h
Bate-papo com Gabriel Pedrosa e Greta Benitez

30/05, sábado, 17h30
Exposição do trabalho da oficina de costura Roupoética, com Ana Carolina Carmona Ribeiro e Carolina Leonelli
.
Casa das Rosas:
Av. Paulista, 37, Bela Vista
(próx. à estação Metrô Brigadeiro - SP)
11 3288-9447 3285-6986

Nenhum comentário:

Postar um comentário